Portonave fecha 1º trimestre como líder na movimentação de contêineres na Região Sul

O primeiro trimestre de 2021 fechou com um resultado bastante significativo para o Porto de Navegantes. A Portonave se consolidou como líder na movimentação de contêineres no Sul do país, com 32% do mercado – segundo fonte Datamar (contêineres cheios de longo curso). Com 172.518 TEUs movimentados no período, o porto registrou um crescimento de 39,6% se comparado com janeiro a março do ano passado. Só o Terminal Portuário de Navegantes representou 12% do total de contêineres que o Brasil movimentou no primeiro trimestre desse ano, ficando em segundo lugar no ranking do país.

O resultado da Companhia vai ao encontro da recuperação do mercado catarinense. Apesar de ter encolhido em relação a fevereiro, a produção industrial do Estado fechou março com um acréscimo de 36,5% no comparativo com o mesmo mês em 2020. O resultado coloca Santa Catarina com a maior alta entre 15 locais pesquisados pelo IBGE, com dados divulgados nessa semana. Um dos destaques é a exportação de madeira, com crescimento de 31,5%. A Portonave é líder no país em movimentação de madeira para exportação. O Terminal possui três linhas para a América do Norte (grandes importadores da madeira brasileira), das quais fazem parte 24 embarcações. O câmbio elevado também tem fomentado as exportações brasileiras.

A Ásia, especialmente a China, representaram 52% das exportações de cargas refrigeradas e congeladas no primeiro trimestre de 2021. Destaque para proteína animal, principalmente as aves e os suínos.

Historicamente, a China é o país que mais compra do Brasil: em 2020, o país recebeu 35,21% do total comercializado pelo Brasil no mercado internacional. Em 2019, respondeu por 27,76% do total exportado e em 2018, por 27,48%.

Nas importações o continente asiático também dominou: 58% das importações que chegaram ao país pela Portonave em 2021 tiveram como origem a Ásia. O Porto de Navegantes possui três linhas, ao todo são 37 navios, para o continente.

Mais de 100 mil TEUs num mês

Depois de bater 95 mil TEUs em dezembro do ano passado, a Portonave superou 100 mil TEUs movimentados em um único mês. A nova marca histórica de movimentação mensal do Terminal foi conquistada em 26 de fevereiro, durante a operação do navio E.R Canada. O segundo mês do ano fechou com 102.524 TEUs. Para completar, janeiro de 2021 representou o melhor janeiro já registrado na história do Terminal – 80.594 TEUs – um crescimento de 33% se comparado ao mesmo mês de 2020.

Mesmo com o cenário da pandemia mundial, o setor portuário não parou e se mostrou essencial, tanto para o abastecimento das indústrias, supermercados, hospitais e insumos para o consumo interno em geral, quanto para o envio de produtos e matérias-primas para outros países. As importações, que no início da pandemia até a metade do ano passado tiveram queda, se recuperaram nos últimos meses e mantêm tendência positiva. As exportações, que representaram 35% do total de movimentação da Portonave em 2020, também seguem em crescimento, impulsionado pela madeira e frango congelado. Vale lembrar, o ano passado também teve um resultado excelente, com crescimento de 18.8% no comparativo com 2019. Foram movimentados, nos 12 meses, 893.627 TEUs.