O Hospital da Cruz Vermelha em Curitiba (DIVULGAÇÃO)

O Dia Internacional da Cruz Vermelha

(da Redação)

Símbolo universal de solidariedade e humanidade, a Cruz Vermelha é homenageada com toda a justiça no dia 8 de maio. A data é a do nascimento (em 1828 em Genebra, na Suiça) do fundador da organização, Henry Dunant. Ele teve a idéia depois da difícil experiência que teve nos campos de batalha na Itália, onde ajudou inúmeros soldados feridos.

Criada em 1863, a Cruz Vermelha Internacional está atualmente presente em cerca de 190 países e reúne o impressionante número de aproximadamente 97 milhões de voluntários ao redor de todo o planeta. Os princípios fundamentais da entidade são: Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade e Universalidade.

Em Curitiba

Em Curitiba funciona o Hospital da Cruz Vermelha, de alta complexidade, sendo referência em procedimentos médicos e cirúrgicos. Durante muitos anos ele foi dirigido pelo médico Lauro Grein Filho.

No Brasil

A História da Cruz Vermelha Brasileira iniciou no ano de 1907, graças à ação do Dr. Joaquim de Oliveira Botelho.Em reunião realizada em 5 de dezembro de 1908, foram discutidos e aprovados os Estatutos da Sociedade. Esta data ficou consagrada como a de fundação da Cruz Vermelha Brasileira, que teve como primeiro Presidente o Sanitarista Oswaldo Cruz. O registro e o reconhecimento da entidade nos âmbitos nacional e internacional se deu nos anos de 1910 e 1912, sendo que a I Grande Guerra (1914/1918) constitui-se, desde seus primórdios, no fator decisivo para o grande impulso que teria a nova Sociedade.