Foto de Vivian Honorato

Em obras a Cidade Industrial de Londrina

(PREFEITURA DE LONDRINA – Texto de Ulisses Sowczuk)

Iniciada em fevereiro deste ano, a construção da CILON atualmente envolve ações como a abertura de ruas nos lotes e a preparação do solo para os trabalhos de drenagem. A previsão é que, dentro de 30 dias, seja iniciada a implantação de galerias pluviais no local. As intervenções posteriores incluirão, entre outras atividades, a execução de rede de água e coleta de esgoto, obras de pavimentação asfáltica, e instalação de infraestrutura de energia elétrica e iluminação de LED.

O investimento total é de R$ 24 milhões. Para a sua execução, com entrega prevista para maio de 2022, foi contratada a Construtora e Incorporadora Squadro. Quando concluído, o parque industrial deverá sediar mais de 100 empresas, gerando cerca de 12 mil empregos no município.

O secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, destacou a relevância da CILON para o desenvolvimento industrial e econômico de Londrina. “Essa é uma das obras de maior porte e importância já realizadas em Londrina. Ela está sendo preparada e planejada para a rápida instalação de indústrias, contando com toda a infraestrutura necessária para isso. Os empreendimentos terão acesso direto para as estradas, segurança e tranquilidade para funcionar da forma mais eficiente possível. Isso vai estimular as empresas a investirem cada vez mais em nossa cidade”, pontuou.

O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, frisou que o parque estará interligado a outras obras de grande porte que serão executadas na região, como o complexo industrial da empresa J. Macêdo. Verçosa salientou, ainda, que a CILON está localizada em um ponto estratégico e de fácil acesso, próxima de vias importantes como a PR-445 e a BR-369. “Quando a Cidade Industrial estiver concluída, ela será um grande vetor de desenvolvimento para a zona norte de Londrina. Além de gerar milhares de empregos diretamente, a CILON vai estimular a abertura de outros empreendimentos e trará investimentos para a região. Para melhorar a mobilidade urbana nesta área, o Município vai investir em iniciativas como a duplicação da Avenida Saul Elkind e a construção de ciclovias, o que vai oferecer diferentes alternativas de transporte para os trabalhadores”, afirmou.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, a Prefeitura está trabalhando para que o desenvolvimento da região norte ocorra de forma harmônica e sustentável. “A administração municipal está dedicando uma atenção especial às obras de infraestrutura urbana que serão feitas nessa área. Uma das nossas prioridades é a duplicação da Saul Elkind, do Jardim São Jorge até a divisa com Cambé. O projeto dessa obra já está em fase final de elaboração, e esperamos iniciá-la ainda neste ano”, disse.