Foto: reprodução

Agricultura Familiar de Irati fornece 51% dos produtos da Merenda Escolar

Desde o dia 11 de fevereiro os produtores de hortifrutigranjeiros de Irati estão atuando na nova Feira do Produtor Iratiense. Com quase 1.000 m2, o local era um velho sonho dos expositores, visto que as antigas instalações, de madeira, não condiziam com suas atividades.

São 18 estandes identificados com os nomes dos produtores, duas praças de alimentação com cozinhas e 5 acessos, sendo um deles de vão largo para passagem de móveis e equipamentos.

As bancas são cedidas em regime de concessão de uso aos expositores. Nelas há itens como freezer, geladeira, caixas plásticas, balanças eletrônicas e sacolas retornáveis personalizadas, através de uma parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB).

Já a antiga Feira, que funcionou durante 22 anos, teve sua estrutura desmontada. No local, haverá área para estacionamento de veículos e paisagismo.

51% da merenda escolar vem da agricultura familiar

Irati supera, com larga margem, a meta estabelecida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE – de comprar pelo menos 30% dos produtos da Agricultura Familiar. Em 2020, conforme informação da Prefeitura, esse índice foi de 51%.

O Município que não atinge o mínimo de 30% na compra de produtos da Agricultura Familiar perde estes recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Entre os itens da Agricultura Familiar que compõem a merenda escolar estão frutas, legumes, verduras, pães e bolachas caseiros, derivados de milho (como fubá, canjica, quirera e farinha), feijão, doces de banana e abóbora e geleia de morango.