O local do empreendimento

Audiência dia 3 para o terminal de celulose da Klabin em Paranaguá

Por conta da pandemia do covid-19 a audiência pública relacionada ao empreendimento da Klabin Paranaguá SPE S.A. – PAR 01 – não será realizada presencialmente e sim na modalidade on line no dia 3 de março. Haverá transmissão e participação através do site HTTPS://audienciapublicaklabin.com. O início está marcado para as 19 hs e atende-se ao decreto estadual 6983 de 26 de fevereiro de 2021.

Como se sabe, a Klabin venceu a concorrência pública e arrematou a área de 27.530 m2 visando transformar o local – terminal PAR01 –  em modernas instalações para movimentação de celulose, com investimentos da ordem de R$ 87 milhões. A capacidade será de 1,3 milhões de toneladas/ano e a concessão é válida para 25 anos. 

A área está localizada na extremidade Oeste do Cais Comercial do Porto de Paranaguá e, atualmente, são estruturas subutilizadas e sem produtividade operacional.

O projeto compreende novo terminal portuário com armazém único, instalações como portaria/controle de acesso, armazém de celulose, pelo menos 3 linhas férreas para descarga e manobras de encosta de vagões e edifício de apoio com escritórios, sanitários/vestiários, almoxarifado, depósitos, copa, refeitório e sala elétrica.

Além dos investimentos em obras, está prevista a aquisição de tratores, pontes rolantes. O terminal atenderá à demanda da cadeia logística da fábrica de celulose em Ortigueira para a exportação do produto.