Londrina, terra das feiras-livres

Uma das Feiras da Lua

Uma característica de Londrina, as feiras-livres se esparramam pela cidade em todos os dias da semana. As maiores, com várias quadras de extensão, são a do centro (Av. São Paulo e arredores), nos domingos e a dos Cinco Conjuntos (Av. Saul Elkind), também nos domingos. Na do centro, tem de tudo, a começar pelas barracas de pastéis, frutas, verduras, legumes, produtos japoneses, café torrado na hora, queijos, embutidos, peixes, até um consertador de panelas. Na Saul Elkind, é bem diferente – e é maior, em extensão, que a do centro, pois lá não predominam os produtos normais de uma feira, mas sim objetos antigos, roupas (novas e usadas), calçados, panelas, bijuterias,temperos, ferramentas, flores e plantas, brinquedos, e também pastéis-espetinhos, salgados.

Outra grande atração, especialmente nas noites quentes de Londrina, são as Feiras da Lua. Tem duas nas 3as. feiras (pátio do Mercado Municipal Quebec e Vila Recreio), uma nas 4as. feiras (no Zerão, a mais concorrida), uma nas 5as (jardim Igapó), uma nas 6as (Parque Alvorada) e mais outra nos sábados (bairro Aeroporto). A gastronomia corre solta: espetinhos, pastéis, tempurá, udon, yakissoba,pamonharia, tapiocas, baião de dois, bobó de camarão, acarajé…

Feiras diurnas

Feiras-livres diurnas tem aos domingos no centro (como já foi dito), nos Cinco Conjuntos (também já dito), no conjunto Anibal S. Cabral e no conunto Armindo Guazzi. Nas 2as. feiras, na Vila Casoni e no Jardim Leonor. Nas 3as. no conjunto Ruy V. Carnascialli, no Jardim Califórnia, no centro e no Jardim Londrilar.

Nas 4as, tem no Jardim Ideal, no Conjunto São Lourenço, no Jardim Interlagos, no bairro Aeroporto e na Vila Nova. Nas 5as. no Conjunto Roseira, no Conjunto Lindóia, no centro e no Jardim Bancários. Nas 6as. no Jardim Cláudia, no Conjunto Vitória Régia, no Conjunto Vivi Xavier, no centro e no Jardim do Sol.  Aos sábados no bairro Aeroporto, Jardim Bandeirantes, Jardim San Fernando, centro, Jardim Imagawa

Feiras do Feito à Mão

Nos sábados e domingos, no Calçadão da Avenida Paraná, são realizadas também as Feiras do Feito à Mão. Verdadeiros artesanatos sob a forma de toalhas, chinelos, panos de louça, tapetes…