Está surgindo em Londrina o maior Porto Seco de uma vasta região

O Aeroporto Governador José Richa

Exatamente no ano em que completa 10 anos de sua inauguração, o Terminal de Cargas do Aeroporto Governador José Richa, de Londrina, está sendo privatizado. O fato é comemorado, pois abrem-se perspectivas de ampliação dos negócios, ainda mais com o fechamento do porto seco de Maringá, ocorrido no dia 6 de agosto. Assim, Londrina terá o principal porto seco de toda a região que abrange o Norte Pioneiro, Norte Novo e Noroeste. A Infraero, que administra o terminal aéreo londrinense, dá sequência ao plano de concessões dos complexos logísticos, o que, conforme a empresa, “representam uma tendência mundial em que as parcerias público privadas consolidam um padrão de empreendimento com foco no fortalecimento empresarial, alavancagem das fontes de receita e atração e captação de negócios”.

A empresa que vai tocar o Teca é a Ponte Negra Soluções Logísticas e Transportes Ltda, sediada em Manaus, pertencente ao grupo Bringel, com sedes também em Porto Velho e Brasilia. O grupo surgiu em 1995 com a distribuição de produtos e equipamentos hospitalares na região Norte do Brasil.

Potencial

Empresários da região Norte do Paraná são unânimes em afirmar que o Terminal de Cargas do aeroporto José Richa tem funcionado, nesses 10 anos, sem utilizar o grande potencial existente. Mesmo assim, o crescimento foi ocorrendo, pois em 2013 foram movimentadas 191 toneladas e, em 2017, 1.493 toneladas. O Teca de Londrina é um dos 19 terminais de carga da Infraero espalhados pelo país (a empresa administra 54 aeroportos). No Paraná funcionam também os de Curitiba e Foz do Iguaçu.

Dirigentes da Ponte Negra afirmam que foram atraídos a Londrina pelo grande potencial para a logística farmacêutica, pólo de inovação tecnológica (130 empresas de TI) e proximidade com o grande centro consumidor, que é São Paulo. Destaque-se que encontra-se implantada em Cambé, a 12 quilômetros, a unidade da Sandoz do Brasil que, por si só, pode alavancar toda a movimentação do local.