Todos ON, matriz de oportunidades para Santa Catarina

FOTO – Dales Eichler – divulgação

(UNIVALI)

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) sediou o evento Todos ON, promovido pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). O objetivo do evento foi dar início à construção de uma matriz de oportunidades para Santa Catarina por meio da integração entre universidades, setores produtivo, público e comunidade de seis mesorregiões do Estado.

O evento apresentou a Plataforma ON (www.comunitarias.org.br), ferramenta de inovação desenvolvida pela Acafe para integrar as 14 Instituições de Ensino Superior Comunitárias (IES) e apresentar o que é produzido nas áreas de inovação, prestação de serviços, pesquisas, ensino e extensão em cada instituição.

“Após um intenso trabalho de levantamento e cadastramento do potencial das universidades comunitárias queremos agora incentivar a sociedade a conhecer essa ferramenta e as formas de utilizá-la. A Plataforma ON é um ambiente de integração que apresenta um diversificado portfólio das universidades e está à disposição dos setores público, produtivo e da sociedade de Santa Catarina. Precisamos olhar para os parceiros como parceiros e é isso que o movimento Todos ON quer estimular”, explica o assessor de Relações Institucionais e Governamentais do sistema Acafe, Adriano Rodrigues.

A Plataforma ON também permite que o usuário cadastre uma demanda que será analisada e encaminhada a uma universidade com recursos e capacidade para desenvolver, apoiar ou mesmo orientar sobre a necessidade.

O evento Todos ON aconteceu em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SDE), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas (Fampesc), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Centros de Inovação do Estado.

“A Fapesc é o órgão de fomento da inovação no Estado e não poderia ficar de fora desse movimento. Precisamos conectar os talentos e as competências das universidades com as demandas e necessidades da sociedade, bem como levar as ações de ciência, tecnologia e inovação para todas as regiões de Santa Catarina”, destaca o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen.

Durante o evento de apresentação do movimento Todos ON o reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, fez uma homenagem à Fapesc pelos 25 anos de atuação no Estado.

“Estamos muito felizes e honrados por fazer parte desta diferenciada iniciativa do sistema Acafe e não poderíamos deixar de reconhecer o papel da Fapesc como grande incentivadora da pesquisa e da inovação em Santa Catarina nas últimas duas décadas. Estamos à disposição para a elaboração de uma matriz de competências local e para que, o mais rápido possível, todas as regiões estejam conectadas em prol do desenvolvimento do nosso Estado” ressalta o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.