Portonave contribui para o crescimento de Navegantes, que comemora 60 anos

FOTO – DIVULGAÇÃO (Portonave)

(texto da PORTONAVE)

Parabéns, Navegantes! É motivo de orgulho fazer parte dessa história

A semana está em ritmo de festa para os navegantinos. A acolhedora e bela por natureza cidade de Navegantes completa 60 anos nesta sexta-feira (26). A Portonave tem enorme orgulho de fazer parte dessa história e de contribuir para o desenvolvimento social, antes mesmo do início das operações portuárias no município.

A aproximação com a comunidade sempre foi prioridade para o Porto. Por isso, desde o início da sua construção, em 2005, são realizadas continuamente ações que visam fortalecer o relacionamento entre empresa, sociedade e organizações.

No início da operação portuária na cidade, em 2007, a população era de aproximadamente 33 mil habitantes. Com o fomento socioeconômico da região, da indústria e do comércio, o crescimento populacional passou para 85,7 mil, de acordo com dados de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como importante fatia de arrecadação para Navegantes, o Imposto sobre Serviços (ISS) da Portonave tem como média mensal de R$ 1,7 milhão, fator que contribui para melhores condições de vida, infraestrutura, segurança, entre outros aspectos sociais urbanos.

Outro destaque é em relação ao quadro de profissionais. Dos 1.055 contratados diretos, 68% residem em Navegantes, o que reforça ainda mais a conexão do Terminal com a região em que está inserida.

Cenário nacional

Navegantes também é destaque no cenário portuário nacional. Como primeiro terminal privado do Brasil e, atualmente, segundo maior Porto em movimentação de contêineres no país, a Portonave torna a cidade ainda mais visível no país.

Dados recentes da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), destacaram que o Terminal obteve a melhor prancha média operacional entre 28 terminais portuários que movimentam carga conteinerizada pelo Brasil país.

Ações socioambientais como foco

A atuação em ações que visam o desempenho econômico, social e ambiental da cidade é outro pilar fundamental. Por meio de parcerias com organizações locais, são realizados inúmeros programas e iniciativas socioambientais, sempre em prol de benefícios à sociedade. Entre eles, estão Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Rede Feminina de Combate ao Câncer e projetos culturais que envolvem crianças, jovens e adultos.

Série Vida no Porto

Como forma de prestigiar Navegantes e o aniversário de 15 anos da Portonave comemorado em outubro de 2022, foi criada a série Vida no Porto. São 15 episódios para contar a história de 15 profissionais que estão no Terminal desde o início da operação.

O retrato de como era a cidade e como a vida portuária mudou a vida de muitos profissionais são emocionantes. Confira os episódios dessa série em nosso canal do YouTube e a história em texto no LinkedIn da Portonave.

Que venham mais e mais décadas de história! Parabéns, Navegantes!