Univali entrega doações de agasalhos para migrantes venezuelanos

FOTO – DIVULGAÇÃO

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) entregou nesta terça-feira, 23, as peças arrecadadas na campanha do agasalho realizada em parceria com a Operação Acolhida das Forças Armadas brasileiras.

A ação foi viabilizada por meio de um projeto do curso de Mestrado Profissional Internacional Conjunto em Direito das Migrações Transnacionais via Cátedra Sérgio Vieira de Mello, da Organização das Nações Unidas (ONU). A campanha teve o apoio da Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, da Coordenação dos Programas e Projetos de Extensão, da Diretoria de Assuntos Institucionais e da Reitoria da Univali.

A Operação Acolhida foi criada em 2018 e oferece assistência emergencial aos refugiados e migrantes venezuelanos que entram no Brasil pela fronteira com Roraima. A ação é uma força-tarefa humanitária que conta com o apoio de mais de 100 parceiros em todo o país.

A campanha organizada pela Univali arrecadou cerca de 1.300 peças. “Muitos desses migrantes vêm para o Sul do Brasil e esta ação permite que possam chegar agasalhados neste momento em que ainda estamos enfrentando as baixas temperaturas do inverno. As doações serão encaminhadas para Curitiba e levadas de avião pelas Forças Armadas para Boa Vista, em Roraima, para que os migrantes embarcados já cheguem aqui agasalhados”, explica o coordenador do Mestrado Profissional Internacional em Direito das Migrações Transnacionais, professor Rafael Padilha dos Santos.

A campanha teve também o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e do Grupo Espírita Maria de Nazaré, de Balneário Camboriú.