Museu Oceanográfico Univali recebe exposição Gigantes do Passado

Crânio de Toxodonte e esqueleto de Preguiça Gigante

(Univali)

Está aberta no Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Piçarras, a exposição Gigantes do Passado. A atração apresenta um diversificado acervo dos principais representantes da megafauna ou animais da “Era do Gelo”, caracterizados pelo grande tamanho e o corpo adaptado a baixas temperaturas.

Os grandes mamíferos viveram no sul do Brasil há cerca de 30 mil anos e foram extintos no final da última glaciação, com destaque para as Preguiças Gigantes (Lestodon armatus), Tatus Gigantes (Glyptodon clavipes), Tigres-dentes-de-sabre (Smilodon populator), Mastodontes (Stegomastodon waringi), Cavalos sul-americanos (Equus neogeus), Glossotério (Glossotherium robustum), além de representantes menos conhecidos como o Toxodonte (Toxodon platensis) e a Macrauquênia (Macrauchenia patachonica).

A exposição Gigantes do Passado apresenta réplicas fidedignas de crânios de Toxodonte, Tatus Gigantes, Tigre-dentes-de-sabre e Glossotério, além do esqueleto completo de uma Preguiça-Gigante, com cerca de três metros e meio de altura.

Todas as réplicas foram feitas pelo paleoartista uruguaio Gustavo Lecuona.

O quê? Exposição Gigantes do Passado: animais da “Era do Gelo”

Onde? Museu Oceanográfico Univali, em Balneário Piçarras/Santa Catarina

Quando? De terça a domingo, das 14h às 18h.