Univali segue entre as melhores universidades da América Latina

Foto – DIVULGAÇÃO

(da redação)

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi novamente classificada entre as 150 melhores universidades da América Latina, segundo o Times Higher Education (THE). A avaliação é considerada um dos principais rankings universitários do mundo e foi divulgada nesta quinta-feira, 14. A Univali destacou-se como Instituição de Ensino Superior não pública e apresentou evolução em critérios como número de citações de artigos científicos, pesquisa, ensino e panorama internacional.

“Esse resultado demonstra que mesmo em um período atípico e de muitos desafios para o ensino superior, a Univali conseguiu manter seus padrões de qualidade no ensino, pesquisa, inovação, internacionalização, extensão e cultura. Nossa excelência acadêmica é fruto dos investimentos que realizamos e do comprometimento de nosso corpo técnico-científico, dos colaboradores administrativos, dos acadêmicos e dos parceiros institucionais. Estar entre as principais Universidades do país neste renomado ranking internacional é motivo de imenso orgulho e mostra que seguimos avançando em importantes indicadores institucionais”, declara o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Foram classificadas 76 Universidades no Brasil e cinco em Santa Catarina. A Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Chile foi a primeira colocada, seguida da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O Times Higher Education avalia as Universidades da América Latina e do Caribe com pelo menos mil publicações indexadas no Scopus, entre os anos de 2014 e 2018, que tenham publicado pelo menos 150 artigos por ano. A metodologia, que utiliza os dados institucionais submetidos pelas Universidades, tem por base os indicadores do Times Higher Global Ranking. São avaliados critérios como ensino, pesquisa, citações, perspectivas internacionais e produtividade.