Navegantes recebe navio gigante com mesmo nome da cidade

Fotos – DIVULGAÇÃO

(PORTONAVE)

Nesta quarta-feira (13), atracou na Portonave o navio Navegantes Express do armador Hapag-Lloyd. A embarcação é uma das maiores que operam nos portos brasileiros e possui 330m de comprimento e 48,2m de largura com a capacidade de 12 mil TEUs (unidade equivalente a 20 pés) e o seu nome é uma homenagem à cidade de Navegantes.

O navio opera no serviço da Ásia com escalas em portos como Xangai, Hong Kong e Cingapura, além das escalas em alguns portos brasileiros, em Buenos Aires e Montevideo. Nele, estão sendo transportados produtos variados, como madeira, maquinários, congelados, entre outros.

A última vez que atracou um navio com o nome da cidade foi em 2011, também do armador Hapag-Lloyd. Este possuía 274,6m de comprimento e fazia parte do serviço do Golfo do México (EUA e Caribe).

Entre as maiores embarcações

Cerca de 16% dos navios que atracam no Terminal possuem entre 300m e 350m, o que só é possível devido à primeira fase da Bacia de Evolução, concluída em 2019. A segunda fase prevê ampliar a capacidade para receber embarcações de até 14 mil TEUs, sendo os navios de até 400 metros. Até junho deste ano, já foram realizadas 938 manobras na nova Bacia de Evolução.