Um belo passeio: a Serra Catarinense

A Serra do Rio do Rastro

A Serra Catarinense oferece diversas atrações turísticas. A começar pelo caminho de acesso, a estrada da Serra do Rio do Rastro, com estonteantes – e impactantes – curvas. No Inverno, brasileiros e estrangeiros de várias partes vêm presenciar – e curtir – a neve. Os hotéis de Bom Jardim da Serra, Urubici, São Joaquim, ficam lotados, faltam casas para abrigar tanta gente.

Mas, fora da estação gelada, tem as colheitas de maçã e pêra, os vinhos de alta altitude, paisagens espetaculares, cervejas de altitude, cânions, serras que sobem a mais de 1.200 metros, produtos artesanais, muita tradição e cultura.

O Eco Parque Cachoeira Papuã

Em Urubici, uma atração recente é o Eco Parque Cachoeira Papuã. No caminho, pela rodovia UCI 048, depois do centro da cidade, passa-se pelo Mirante Urubici e por duas belas cascatas, que são a Avencal e a Mundo Novo.

O Eco Parque é projeto da Ecoparques Brasil Adventure e realização da Serra Geral Expedições.

Há menos de um ano foi inaugurada ali uma passarela suspensa passando por copas de árvores com mirantes de contemplação do vale, cachoeiras e vida selvagem, com um mirante de vidro e o espaço de aventuras. Essas, podem ser trilhas 4 X 4, rapel, balanço ao infinito, piquenique Sky Table (uma mesa para 2 a 150 metros de altura), arvorismo, Sky bike.

Para a implantação da longa passarela, foram utilizados 280 mil quilos de concreto, 48 mil quilos de estrutura metálica, 3.250 metros lineares de cordoálias de aço, 2.100 quilos de vidro temperado e laminado, 780 metros de madeira de corrimão, 700 metros de corrimão de aço.