Programa Abraço ao Idoso: perto de 2 mil atendimentos em 2021

FOTO – DIVULGAÇÃO

(PREFEITURA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ)

Criado em Balneário Camboriú para acolher e proteger a população com 60 anos ou mais, o programa Abraço ao Idoso fez 1.612 atendimentos em 2021, incluindo presenciais e por telefone. Entre eles, estão acolhimentos e orientações com equipe multiprofissional na sede do programa, visitas domiciliares, acompanhamento para registro de boletim de ocorrência e para exame de corpo de delito, além de visitas em unidades de saúde e hospitais.

O acesso ao Abraço ao Idoso pode ser feito na Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) de Balneário Camboriú (Rua 1822, n° 614, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou por meio do telefone (47) 3363-3020, que é 24h.

Em 2021, os atendimentos presenciais foram retomados, após suspensão em março de 2020, devido à pandemia de Covid-19. Desde junho do ano passado, quando houve pequenos reparos na sede da SPI, os atendimentos passaram a ocorrer no piso inferior da secretaria, melhorando a acessibilidade aos que procuram o programa.

De acordo com a secretária da Pessoa Idosa, Juliethe Nitz, muitas das demandas recebidas pelo programa tiveram relação com o isolamento imposto pela pandemia ou com conflitos familiares decorrentes do contexto pandêmico. “Isso pode ser justificado em razão de significativa parte da população idosa de Balneário Camboriú residir sozinha, ou residir com familiares enfrentando questões como o home office dos filhos e as aulas híbridas dos netos, transformando assim os arranjos de convivência entre os componentes desses núcleos”, diz a secretária.