CAIXA EMPRESTA MAIS DE R$ 5 BILHÕES PARA SANTAS CASAS E HOSPITAIS FILANTRÓPICOS

FOTO- REPRODUÇÃO

(Assessoria de Imprensa da CAIXA)

A CAIXA emprestou, entre janeiro de 2019 e setembro de 2021, R$ 5,3 bilhões às santas casas e hospitais filantrópicos. No período que compreende janeiro e setembro de 2021, o banco registrou um crescimento de 428% na oferta de crédito ao setor quando comparado aos nove primeiros meses de 2018, resultado das diversas medidas de apoio ao setor implementadas durante a atual gestão.

Uma das medidas que contribuiu para esses resultados foi a ampliação do portfólio com a disponibilização da linha de crédito CAIXA Hospitais Pós, que, hoje, conta com taxas a partir de 0,19% a.m. mais CDI. Além disso, na atual gestão, o banco reduziu as taxas de juros do CAIXA Hospitais em mais de 70%, implantou pausas de até 180 dias para o pagamento das prestações, ampliou o prazo da operação de 84 para 120 meses para todos os clientes e a oferta de carência de até 06 (seis) meses para as novas contratações.

Até 2018, as taxas praticadas chegavam 20% a.a. A partir de 2019, o produto passou por revisão. Em 2020, a CAIXA já havia reduzido a taxa média da carteira em 45%.

O banco promoveu ainda uma iniciativa chamada CAIXA Mais Saúde, que teve como objetivo ampliar parcerias e estreitar o relacionamento com instituições que promovam a saúde, como santas casas, hospitais, APAEs e outras entidades de atendimento especializado. Na oportunidade, foi realizada a prospecção de novos relacionamentos, aprofundando o conhecimento das necessidades do setor.

CAIXA Hospitais

A linha de crédito é destinada às entidades conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), que tenham recursos financeiros a receber do Ministério da Saúde referentes aos serviços ambulatoriais e de internações hospitalares prestados.

Atualmente são 331 hospitais filantrópicos e santas casas atendidas pela CAIXA e cerca de 38 mil leitos viabilizados, sendo 7 mil deles de UTI.