Navegantes: 58 anos com obras, expansões do Aeroporto e Porto, chegada do maior navio

Como vai ficar o Aeroporto e o maior navio na Portonave

Pólo de pesca e de construção de barcos, sede do Aeroporto Internacional e de um dos mais modernos terminais marítimos do país, centro histórico e cultural, comércio e prestação de serviços fortes, abrigando algumas das praias mais bonitas de Santa Catarina, Navegantes comemora no dia 26 de agosto o 58º aniversário de fundação.

Apresentando ainda um crescimento notável no mercado imobiliário, na agricultura familiar e na geração de empresas, o município cresce em todos os sentidos.

Conforme a AMFRI – Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí -, Navegantes é o 14º município com maior arrecadação do estado de Santa Catarina e, se comparado a municípios de tamanho similar, é o 2º município do estado, atrás apenas de São Bento do Sul.

Progresso

O desenvolvimento é um aspecto visível em Navegantes. De parte da Prefeitura, só para citar algumas ações, destaca-se se o Binário do Aeroporto, com investimentos da ordem de R$ 7,2 milhões em pavimentação asfáltica, drenagem, ciclovias, passeios acessíveis e sinalizações horizontal e vertical. Outro destaque é a Avenida Beira-Rio, o cartão-postal e “coração” do trânsito, que está recebendo obras em toda a sua extensão, tanto no centro como nos bairros São Domingos e Machados.

Já o Aeroporto em si tem recebido uma série de obras de expansão e modernidade por parte da Infraero.

Na Portonave, registre-se o dia 16 de junho de 2020, que ficará marcado na história do complexo.  A região recebeu o maior navio porta-contêineres a operar na Costa Brasileira. Com 347 metros de comprimento e 45,2 metros de largura (boca), o APL Paris atracou na Portonave, na margem esquerda do Rio Itajaí-Açu.

Com capacidade para transportar 10.789 TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés), o APL Paris tem o comprimento equivalente a 73 Ferraris, 3 estádios do Maracanã ou 9 estátuas do Cristo Redentor.