Obras no Molhe Norte estão na reta final de conclusão

Previsão da Prefeitura é inaugurar a nova atração de Balneário Camboriú no segundo semestre

Agora é oficial. Dentro de poucos dias, Balneário Camboriú terá definitivamente uma nova e importante atração turística e de lazer. No segundo semestre deste ano deverá ser concluída a urbanização no entorno das obras de recuperação e ampliação do molhe da foz do rio Marambaia. O empreendimento, iniciado em 2019, faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura de Balneário Camboriú para revitalização do pontal norte, e já mostra resultados.

A obra compreendeu a recuperação dos 140 metros do molhe que existia na extremidade norte da Praia Central e o prolongamento de mais 160 metros, totalizando 300 metros do novo molhe. O projeto utilizou blocos de pedras naturais para composição da estrutura de assentamento, oferecendo à população uma nova área de contemplação paisagística, entre outras atividades, como pesca esportiva, atividades físicas, entre outras.

Após a ampliação dos molhes, já se observam alguns benefícios obtidos com a obra. Entre eles, o aumento das condições de vazão e diluição das águas do rio Marambaia, principalmente em momento de maré vazante, o que melhorou significativamente a balneabilidade daquela área da Praia Central. Também facilitou o acesso ao rio Marambaia por embarcações, beneficiando os trabalhadores da pesca artesanal, e viabilizou um point com ondas mais radicais para os surfistas. Os turistas também estão gostando de dar seu passeio sobre o molhe já contruído, e contemplar o mar desde ali.

Programas ambientais

As obras de recuperação do Molhe Norte foram autorizadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA, através da Licença Ambiental de Instalação – LAI Nº 4068/2019, que estabeleceu uma série de condicionantes para a execução dos trabalhos. Estas condicionantes seguem em andamento, com a realização dos programas de monitoramento ambiental executados pela empresa Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental, que tem sede na cidade de Balneário Camboriú.