Portonave: 12 anos de atividades como primeiro terminal portuário privado do país

O próximo dia 21 de outubro vai marcar o 12º ano de funcionamento da Portonave Terminais Portuários. Sediado em Navegantes (SC), iniciou atividades como o primeiro terminal portuário privado do Brasil. A empresa atua no escoamento da produção das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e de outros países da América do Sul e no recebimento de cargas de todo o mundo.

Reconhecida internacionalmente pela qualidade na prestação de serviços e pela alta produtividade, a Companhia emprega diretamente mais de 1,1 mil colaboradores e tem como premissa o compromisso com a excelência e promoção do desenvolvimento sustentável.

Como um importante diferencial competitivo, a Portonave possui uma câmara frigorífica – a Iceport – totalmente automatizada, com seis transelevadores, e capacidade estática de 16 mil posições pallets. Além de uma antecâmara com 13 docas para o recebimento das cargas. Ao todo são 50 mil m² de área para armazenagem.

Infra-estrutura

Atualmente, a Portonave possui área total de 400 mil m², sendo cerca de 360 mil m² de área alfandegada, dividida em três berços de atracação, em um cais linear de 900m, com capacidade estática de armazenagem de 30 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés).

A posição de destaque é assegurada pela infraestrutura do Terminal: seis Portêineres, 18 Transtêineres, 40 Terminal Tractors, cinco empilhadeiras Reach Stacker e quatro empilhadeiras para vazios, um scanner e 2,1 mil tomadas reefers estão entre os diferenciais oferecidos pela Portonave.

Números

Área Total: 400 mil m²

Cais linear: 900 m

Berços para atracação: 3

Capacidade estática: 30 mil TEUs

Tomadas Reefer: 2.130

Câmara frigorífica automatizada – Iceport: 16 mil posições/pallets

Bacia de Evolução: 400m

Equipamentos

6 Portêineres Post Panamax (PT)

18 Transtêineres – Rubber Tyred Gantry (RTG)

5 Reach Stackers (RS)

4 Empty Loaders (EV)

40 Terminal Tractors (TT)

54 Semirreboques

1 Scanner HCVM-T