Acontece por aí: Puritanismo Geométrico no Balneário Shopping

O curso de Design de Moda da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) expõe no Balneário Shopping, até o dia 9 de agosto, a coleção Puritanismo Geométrico. O trabalho resulta de um coletivo criativo que envolveu alunos e professores, no desenvolvimento de peças que refletem um conceito geométrico e de contrastes, com a utilização de cores antagônicas e de uma alfaitaria de modelagens amplas e acabamentos simples. A coleção tem como características produtos confeccionados com poucos materiais, cortes repaginados com inspirações em construções, formas clássicas em novas proporções e um minimalismo suavizado com toque atemporal. Para sair do papel a coleção envolveu um processo de pesquisa, inúmeros esboços que foram sendo aperfeiçoados a partir da modelagem, provas e testes para que o que foi idealizado no papel fosse compatível com a peça pronta.

Para ensinar os índios

Ainda da Univali: devem começar ainda neste mês as aulas presenciais, na Univali Biguaçu, do curso Pedagogia Intercultural Indígena – Guarani. São ofertadas 45 vagas a candidatos egressos do ensino médio ou com alguma formação superior que residam em terra indígena localizada em Santa Catarina. A formação é para exercer a docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas indígenas.

Luminárias com materiais reaproveitados

No Balneário Shopping, até o dia 3 de agosto, continua a mostra de luminárias feitas com materiais reaproveitados – descartáveis – de Robson Leal Nunes. Modernas, de design inovador e criativo, as luminárias criadas pelo artista de Tijucas combinam materiais das mais variadas formas e origens, que vão desde a madeira até a prata, passando pelo cobre, aço inox, alumínio, latão, sementes e pedras. As peças são produzidas artesanalmente e sem uso de solda.

Leilão da Prefeitura

O Município de Balneário Camboriú realiza no próximo dia 31 de julho, às 10h, leilão público de bens móveis inservíveis. Serão leiloados veículos, máquinas, sucatas e equipamentos, sendo 30 lotes com avaliações que vão de R$ 6,50 a R$ 9,5 mil. O leilão será feito na na sala de licitação da Secretaria de Compras, na Prefeitura de Balneário Camboriú, na Rua Dinamarca.

No Rotary Porta do Vale

Tomou posse na presidência do Rotary Club Porta do Vale, em Itajaí, a Dra. Juliana Sedrez Reis Patino, cirurgiã dentista, mestre em Saúde Pública, integrante da Patino Odontologia. Ela sucede a Rui Garcia dos Santos. O Rotary Porta do Vale foi fundado em 20 de abril de 1988 e, portanto, comemora este ano 30 anos de atividades. Já o Rotary Internacional foi fundado em 1868, completando, pois, 150 anos de inestimáveis serviços à Humanidade.

Ordem na cozinha

Muito importante a inauguração, pela Prefeitura de BC, do Centro Integrado de Armazenamento e Distribuição – CIAD. Localizado na Avenida Marginal Oeste, Trade Park, galpão B8, no bairro Monte Alegre, fará o armazenamento e a distribuição das mercadorias da administração municipal.

Sarau da tainha

 O Sarau da Tainha retorna em setembro, em BC, com uma programação especial em comemoração aos seus três anos. Aberto à comunidade, o Sarau ocorre na Praça do Pescador, no Bairro da Barra, geralmente no primeiro sábado de cada mês. O evento é realizado pelo coletivo Peixaria Cultural e tem entre os apoiadores a Fundação Cultural de Balneário Camboriú e a Associação de Moradores do Bairro da Barra.A intenção é desenvolver ações que valorizem a identidade dos moradores do bairro, ressaltem a cultura da pesca e dando ainda oportunidade aos artistas de se apresentarem.

Distribuição de caixas de água

O caminhão de som com o tradicional jingle que sugere a economia de água, assinado pela Águas de Camboriú, voltou a percorrer alguns dos principais bairros de Camboriú para uma missão muito especial: a entrega de 200 caixas d´água para moradores que ainda não tinham reservação do precioso líquido, uma ação social que distribuiiu o item gratuitamente.

Prêmio Professor Nota 10

Uma boa iniciativa, em Balneário Camboriú, é a concessão do Prêmio Professor Nota 10, que visa valorizar e divulgar o trabalho dos professores em exercício das redes públicas estadual, municipal e privada do município que mais se destacarem pela experiência educativa com trabalho inovador, criativo e transformador. As inscrições estão abertas. Com auxílio da Secretaria Municipal de Educação, o Prêmio passou por reformulação e agora conta com novos critérios de avaliação, tornando a premiação mais participativa e técnica.