FOTO – DIVULGAÇÃO (PMP)

26 de setembro, Dia Nacional do Surdo

(PREFEITURA DE PARANAGUÁ)

O Dia Nacional do Surdo é comemorado no dia 26 de setembro, pois foi nesta data, em 1857, que foi inaugurada a primeira escola para surdos no país, o INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), no Rio de janeiro. Ele é considerado um centro de referência nacional na área. A atuação do instituto se processa na perspectiva da efetivação do direito à educação de crianças, jovens e adultos surdos.

O mês de setembro é celebrado pela comunidade surda e chamado de setembro azul, cor escolhida para lembrar que no período nazista as pessoas com deficiência foram marcadas com uma fita azul no braço. Além das comemorações, este é um mês para a reflexão sobre a identidade surda e seus direitos.

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e a Central Municipal de Libras “Bruna Pivato”, realizou no dia 21, ações alusivas à data. Elas aconteceram no auditório da Semas em parceria com a Escola Bilíngue para Surdos “Nydia Moreira Garcêz.

Ao todo foram 40 crianças surdas que participaram de diversas atividades como contação de histórias em Libras (Língua Brasileira de Sinais), pintura nos rostos, com um café e a participação dos professores e funcionários da instituição.

“É muito importante comemorarmos esta data, pois as pessoas surdas querem mostrar suas superações e a conquista dos seus direitos através da legislação. Paranaguá hoje é um exemplo para o Brasil com a criação da Central Municipal de Libras, que proporciona acesso à informação para as pessoas surdas”, disse a Superintendente de Assuntos PCDs, Gisele de Oliveira.