Imagem: Divulgação

Atividades do 23º Conest começam em Londrina

(PREFEITURA DE LONDRINA – Ulisses Sawczuk)

Com foco em diversos temas relacionados à segurança e saúde do trabalhador, começa em Londrina, o 23º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Conest). A programação do evento, que será realizado até a sexta-feira (26), conta com palestra, dez painéis, seis minicursos e um espaço amplo para exposição de trabalhos científicos e empresas parceiras.

As inscrições para as atividades podem ser feitas pelo site do Conest (clique aqui). Há preços diferenciados para técnicos de segurança do trabalho, estudantes e profissionais que sejam sócios da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest) ou Associação de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Asengest). No ato da inscrição, os interessados devem escolher se participarão dos eventos de forma on-line ou comparecerão pessoalmente, sendo que as ações presenciais ocorrerão na Villa Planalto (Av. Tiradentes, nº 6429, próximo ao Parque Ney Braga).

Entre os destaques da programação, estão a palestra de abertura, em que a psicóloga e empresária londrinense Gislene Isquierda abordará o tema “03 pilares para você ter um efeito UAU na sua carreira profissional”. A atividade será nesta quarta-feira (24), às 19h.

Na quinta-feira (25), haverá diversas mesas-redondas com convidados nacionais e internacionais, que debaterão assuntos como “Esocial – Nova Configuração, Novos Desafios”, “O panorama global da segurança e saúde no trabalho no pós-pandemia da Covid-19”, “Os diversos papéis da mulher na segurança e saúde no trabalho”e “A nova gestão de riscos ocupacionais brasileira”. O último dia do Conest, sexta-feira (26), será dedicado aos mini-cursos. Entre os tópicos trabalhados nessas atividades, estão “Principais alterações das Normas Regulamentadoras”, “GRO – Gestão de Riscos Ocupacionais” e “Investigação de Acidentes de Trabalho na óptica da Prevenção”.

A presidente da Asengest, Fabiana Endo, salientou que o Congresso é uma excelente oportunidade para profissionais e pesquisadores da área trocarem experiências e informações, inclusive com participantes internacionais. “Diversos assuntos serão discutidos, incluindo as modificações e alterações nas normas regulamentadoras. Abordaremos, por exemplo, a plataforma E-Social, que é uma inovação muito importante. Dessa forma, os participantes terão a oportunidade de atualizar e ampliar seus conhecimentos”, frisou.

REALIZAÇÃO –  O Conest é realizado pela Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), Associação de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Asengest) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR).

O evento conta com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mutua), Redes de Segurança EN, Engenharia & Desenvolvimento (ASST), Chrompack Instrumentos Científicos Ltda, Universidade da Saúde e Segurança do Trabalho (SST), FASTER, Engenharia de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (ESTMA), TR Distribuidora de EPI’s e Grupo A.Yoshii.

O apoio é da Prefeitura de Londrina, Convention Bureau, Associação Paranaense de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Apes), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Associação Ibero-Americana de Engenharia de Segurança do Trabalho (AIEST) e Associação Nacional dos Docentes dos Cursos de Pós-Graduação em EST (ANDEST).