Biblioteca Pública do Paraná e bibliotecas de Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa

Dia Nacional da Biblioteca

9 de abril: dia nacional da Biblioteca, importante fonte de cultura, local de armazenamento e disseminação de informações (livros, revistas, jornais, meios eletrônicos e visuais). Também é espaço de lazer, de encontros para reuniões, atividades profissionais, exposições.

No Paraná, a Biblioteca Pública é o símbolo maior dessa importância e dessa expressão cultural. Ela já passou por 12 sedes em Curitiba e desde 1954 está no centro da capital em um prédio histórico de 8,5 mil m2 tombado pelo Patrimônio Cultural.

A BPP possui um acervo de cerca de 730 mil volumes, entre livros, periódicos, fotografias e materiais multimídia. Diariamente, recebe em média 2 mil usuários e realiza aproximadamente 500 empréstimos de livros. Oferece atendimento especial às crianças e às pessoas com deficiência visual ou baixa visão, tendo um acervo com mais de 7.200 itens — entre obras em braille e audiolivros.

Além de proporcionar o acesso da população à leitura, a BPP também conta com uma programação cultural composta por exibição de filmes, exposições de arte, encontros semanais dedicados à poesia, contação de histórias, oficinas de criação literária e bate-papos mensais com escritores de literatura adulta e infantojuvenil.

Interior

Praticamente todas as cidades paranaenses – grandes, médias e pequenas – tem a sua biblioteca municipal.

São um estímulo à leitura, ao estudo, às pesquisas, ao saber.