O Museu, agora melhor protegido

Museu Histórico de Palmeira recebe novo sistema de monitoramento

(PREFEITURA DE PALMEIRA)

Na última quinta-feira (26) foi concluída a instalação do novo sistema de monitoramento do Museu Histórico de Palmeira. A medida visa proteger o acervo histórico, assim como preservar o prédio e seus arredores. 

O novo sistema de segurança foi instalado devido a recentes invasões ocorridas no Museu, nos períodos em que não há expediente. Apesar de os criminosos não atentarem contra o acervo histórico, causaram bagunça, danos ao prédio e furtaram produtos de limpeza e objetos pessoais de servidores públicos que trabalham no local. 

Para evitar que novos episódios semelhantes aconteçam, a Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas optou pela instalação de um novo sistema de monitoramento. “Todas as salas estão sob o alcance do sistema de monitoramento. Além disso, um sinal é enviado à central da empresa responsável pelo serviço, que imediatamente aciona seus guardas e as forças policiais, caso necessário”, explicou Paulo Henrique Taufer, historiador do município. 

Para o secretário de Cultura, Waldir Joanassi Filho, o novo sistema de segurança é um divisor de águas para o Museu. “O acervo histórico tem valor imensurável e não podemos deixar que nada aconteça com seus itens. Com o novo sistema de monitoramento poderemos registrar tudo o que acontece no entorno do museu e tomar medidas no mesmo instante em que algo for registrado. Sem dúvidas ficamos mais tranquilos em saber que temos um nível a mais de segurança em nosso museu”, declarou.