Foto do prédio nos anos 70

Há 110 anos era inaugurada a Escola Técnica de Curitiba, hoje IFPR

Faz 12 anos que o Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná autorizou a implantação do Instituto Federal do Paraná a partir da estrutura da Escola Técnica de Curitiba. A ET desvinculava-se assim da UFPR para aderir, sediar e implantar o Instituto Federal.

A Escola Técnica de Curitiba, o Cefet,  foi criada em 23 de setembro de 1909 pelo presidente Nilo Peçanha com o nome de Escola de Aprendizes Artífices. A inauguração ocorreu no dia 16 de janeiro de 1910 – há portanto 110 – anos em um prédio da Praça Carlos Gomes. Em 1936 a instituição foi transferida para a Avenida 7 de Setembro, esquina com a rua Desembargador Westhpalen – onde está até hoje.

Atualmente o Instituto Federal do Paraná possui, além de Curitiba, os campi avançado de Arapongas, avançado de Astorga, avançado de Goioerê, campus avançado de Coronel Vivida, avançado de Barracão, avançado de Quedas do Iguaçu, e os campus de Assis Chateaubriand, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Jaguariaiva, Irati, Ivaiporã, Londrina, Palmas, Paranaguá, Pinhais, Pitanga, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.