Cracóvia, o embutido fabricado em Prudentópolis

Cidade onde está concentrada a maior parte de imigrantes ucranianos e seus descendentes, no Brasil, Prudentópolis tem fortes influências desse povo. Muitas das igrejas (são mais de 100 na cidade) têm arquitetura ucraina, com suas abóbadas sobressaindo.

Prudentópolis é também (além de Terra das Cachoeiras, Maior Produtor de Feijão Preto do Brasil e Terra das Orações) responsável por um produto chamado Krakóvia (ou Cracóvia), um salame produzido artesanalmente desde a década de 70 por descendentes de ucranianos. O embutido é feito com carne suína selecionada, alho, sal e pimenta, com defumação moderada (até a lenha deve ser escolhida para se fazer o fogo).

Conforme informação da Prefeitura, a Cracóvia surgiu no açougue Alvorada, de propriedade de descendentes de ucranianos, a família Opuchkevitch.

Numa manhã, os donos da casa fizeram uma mortadela diferente e mostraram a Lucas Usoski, velho polonês dono de uma churrascaria e freguês exigente. Declarando que o produto era muito bom, mas precisava de um pequeno aperfeiçoamento e um nome que chamasse atenção, batizou-o então de Krakovia, famosa cidade polonesa.